quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!


Não existe mês mais turbulento do ano do que dezembro é um corre-corre nas ruas, os shoppings ficam lotados, as lojas cheias, o trânsito fica mais caótico do que de costume, tudo por quê? Porque é natal, meu caro! Eu penso que: não é 25 de dezembro, é 25 DE NATAL!! Por quê? Sei lá...

O que eu sei é que muitas pessoas perderam o que achavam ser o verdadeiro significado do natal. Na verdade o homem perfeito, Jesus, saiu de cena para a chegada do “bom velhinho” papai Noel que é muito mais lucrativo e conveniente para os “burgueses capitalistas” que nesse devido mês, nessa data que antes sagrada, são capazes de vender suas próprias almas para faturar com os seus inúmeros e variados produtos, artefatos, acessórios e sei lá mais o quê.

E o bom velhinho capitalista cheio de ternura, de carisma, de afeto e de ho ho ho!! Consegue como quem veio trazer, paz, harmonia e tantas outras coisas, atrair as pessoas para cumprir a sua obrigação de subordinado. O que parece é que seus chefes, os donos das grandes empresas e multinacionais exigem, sim, exigem lucros e mais lucros, então ho ho ho!!! Vamos comprar, vamos nos endividar deixem o “bom velhinho” nos ludibriar!

E as pessoas alucinadas, hipnotizadas, alienadas, tresloucadas reformam suas casas, compram ou mudam de carro, compram eletrodomésticos, eletrônicos, celulares e aparelhos da mais última geração, compram presentes para o pai, para a mãe, para o sobrinho, para o namorado, namorada, para o cachorro, o gato, o papagaio e assim vai..., toda aquela loucura, aquele desespero, as pessoas fazem dívidas e tomam empréstimos. Não que isso seja ruim, porque mudanças e reformas e presentes são até legais, é bom presentear, é bom ganhar, mas por que tudo isso para o natal?

Talvez porque nós sempre aprendemos que devemos respeitar os mais velhos, portanto se o “velhinho” manda, temos que obedecer, mesmo que seja para esquecer o que as pessoas acham que seja o verdadeiro significado do natal. O problema é quando as primeiras prestações começam a vencer, e você percebe que comprou além do que poderia pagar, e que será no ano que vem um “caloteiro” com seu nome sujo no SPC e SERASA e passa até o mês de novembro pagando as dívidas parceladas com os juros embutidos. Daí vem aquelas noites de insônia, enxaquecas, mas calma, isso passa! Natal que vem será igual, basta o “bom velhinho” falar aquela frase hipnotizante: ho ho ho feliz natal!









4 comentários:

  1. Oi minha irmã,
    Totalmente sincera nas palavras, as pessoas nem sabem mais o que é natal e o espírito de natal. Tudo agora é pretexto para ir ao shopping gastar todo o 13º e parcelar o restante no cartão de crédito ho ho ho feliz natal rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas na verdade o que está proposto aqui é uma conscientização das pessoas quanto ao que é realmente importante e não seguir uma tendência viciosa e compulsiva do materialismo. Lembrando que fazer compras, repaginar e se atualizar faz parte do processo natural, mas isso não deve ser prioridade, entende? ho ho ho feliz natal pra você também rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre um pretexto. Quando não é uma data comemorativa (dia das mães tá batendo na porta), vem a Liquida Salvador...

    Gostei do seu enfoque: já que temos que seguir o capitalismo, que o filho dele (materialismo) não seja a prioridade.

    Saudades!!!

    ResponderExcluir
  4. Consegui... rsrs É do mesmo jeito... rs

    ResponderExcluir