sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O BRASIL É... X A ESCÓRIA POLÍTICA É...

 

O BRASIL


O Brasil é um país de 3º mundo!
Terceiro mundo? Não! O Brasil não é um país de 3º mundo...
O Brasil é um país subdesenvolvido!
Subdesenvolvido? Não! O Brasil não é um país subdesenvolvido...
O Brasil é um país emergente!
Emergente? Não! O Brasil não é um país emergente...
O Brasil é um país em desenvolvimento!
Ué! Mas tudo isso não quer dizer a mesma coisa?


A ESCÓRIA

Não se deixe enganar por um eufemismo, procure informações sobre os candidatos em que vocês irão votar e não se esqueçam que esses representantes políticos nada mais são do que prestadores de serviços, só que no caso deles, prestam serviços a toda sociedade brasileira. Aprendam a cobrar as promessas não cumpridas, verifique nos meios seguros todas os passos dados por cada um deles. Não se deixe vender por uma cesta básica, um óculos, um saco de cimento, ou café da manhã. Quem realmente quer mudanças começa sua campanha com uma plataforma política real e não com as mesmas promessas não cumpridas de sempre como: melhorar saúde, segurança, educação pública e gerar empregos. Políticos demagogos não querem matérias como Filosofia, Sociologia, as antigas e importantes OMC (Organização Moral e Cívica) e OSPB. Eles querem a grande massa que são os pobres, ignorantes e não intelectualizados para terem senso crítico e analítico para votarem conscientes.

Não quero que soe preconceituoso da minha parte, mas porque os políticos permitiram que analfabetos votassem já que estes nem sabem ler o nome do seu candidato nos panfletos, sequer reivindicarem os seus direitos e cumprirem os seus deveres? Por que menores de dezoito podem votar se os jovens brasileiros encontram-se em estado de alienação e não tem o mínimo interesse por política devido à carência de informações nas escolas? Se já podem votar aos dezesseis também poderiam cumprir sentenças criminais de acordo com o crime que cometeram! Por que os políticos fazem tanta questão de usar um vocabulário tão formal nos seus discursos se estes estão voltados para uma população de vocabulário simples? Seria para entediar as pessoas ao ponto de elas não saberem ao menos que política vai muito mais além do que as partidárias? Que vai mais além do que trocas de insultos e a constante busca das vidas escusas, comprometedoras e corruptas dos candidatos? Por que ao invés de tantas farpas trocadas não há discursos honestos e sinceros de melhorar sim, a educação, a saúde, o desemprego e segurança, mas que isso acontecerá em longo prazo e não com o discurso de: “vou acabar”? E que para tanto, é necessário utilizar as verbas adequadamente, com combate aos desvios dos corruptos. Que haverá plebiscitos para que o povo decida quem deverá ser punido por estes delitos e com o povo decidindo os salários dos deputados, já que estes mesmos aprovam os próprios salários? Por que plebiscitos são para o povo decidir sobre o desarmamento se isso é uma questão de segurança nacional e que nesse momento sim, os deputados deveriam votar sobre esta questão?

São muitas as interrogações e inquietudes que só enfraquecem a nossa positividade de querer e ver um país com menos desigualdade, e todas as outras coisas abordadas acima, é difícil pensar em grandes mudanças se o que vemos são pessoas iguais entrando e saindo do poder. Mas as coisas só começarão realmente a mudar se nós cidadãos brasileiros votarmos conscientes e não porque os carros que passam com “as musiquinhas” de batidas de axé e samba reggae faça com que gravemos o número dos candidatos e lá na urna digitamos esses números sem a menor consciência do que realmente estamos fazendo.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A REVOLUÇÃO DOS ANIMAIS


Antes de compreendermos os motivos da revolução dos animais é necessário analisarmos o processo da teoria da evolução humana tendo Darwin como precursor. Darwin acreditava que as formas de vida evoluíam através de uma transmutação de outra espécie relacionada, ou seja, os seres humanos ramificaram-se até chegar ao estágio atual, homo sapiens, a cadeia evolutiva começa com os australopitecos, homo habilis, homo erectus, neandertais e o homo sapiens que é o nosso atual estágio.

Segundo a teoria da evolução, os primeiros ancestrais do homem surgiram a 3,5 a 4 milhões de anos, isso quer dizer que a cada 800 mil anos fazíamos algum tipo de progresso, enquanto os animais a cada instante nos surpreendem com algum fato. Enquanto o homem parou em sua evolução homo sapiens, os animais estão em revolução, e não é uma revolução discreta e tímida é uma revolução intrépida, constante e evoluída. Muitas pessoas talvez não estejam acompanhando essa revolução por subestimarem a capacidade dos animais, mas é importante agora estarem atentos aos acontecimentos que serão citados aqui.

Os animais estão aterrorizando a terra distribuindo doenças que se tornam verdadeiras e horripilantes epidemias e pandemias como: raiva, ebola, doença da vaca louca, gripe aviária, gripe suína, é um verdadeiro zoológico contaminador! Nada disso é à toa e sim, a revolução dos animais!

Muitos estudiosos que mais parecem fracassados em suas teorias explicam que os animais não raciocinam, e sim agem por instinto, mas o que vemos hoje são animais inteligentes que fazem cálculos matemáticos, são adestrados que para nós humanos seria a expressão educados. Segundo Karl Marx a única diferença entre o homem e o animal é que o homem consegue retirar matéria-prima da natureza e transformá-los em bens de produção e consumo e eu concordo plenamente com Marx e é justamente por isso que o texto aborda o mundo animal.

Cães e gatos os mais comuns animais domésticos são exemplos da inteligência desses seres, eles conhecem seus donos, os seus comandos, até mesmo tornam-se analistas e psicanalistas por ouvirem e atentamente os lamentos dos seus donos. Às vezes só com um olhar ou um gesto simples o animal sabe o que queremos que ele faça e ele faz, sendo assim como continuar afirmando que os animais não pensam? Mais ainda, os animais também se comunicam ou dentro do universo deles falam, ou vocês acham que o có có ri có das galinhas, o miado e o ronronar dos gatos, o latido dos cachorros, o bêêêê... dos cabritos, o ruído emitido pelas baleias, até as bolhinhas de água dos peixes de aquário são apenas barulhos?

O fato é que não podemos mais persistir na ignorância em dizer que não é um tipo de comunicação porque é a linguagem dos animais, a fala deles e eles são tão inteligentes que entendem a nossa, portanto por natureza são bilíngües e somos tão medíocres para não dizer burros, aliás, o burro nem cabe nesse contexto, pois são animais bilíngües, mas nós precisamos de no mínimo dois anos para aprender outro idioma.

Os animais apresentam diversas características de acordo com o tipo de tratamentos que são sujeitados, a revolução já é algo que vem de há muito tempo, muitas vezes como forma de auto defesa ou você não sabe que a melhor defesa é o ataque? O que estou tentando explicar é que o homem já está tão habituado a reprimir e maltratar os animais, que estes encontraram esse mecanismo de defesa, por isso há tantos casos de animais selvagens predadores até dos homens. Recentemente no parque aquático Sea World dos Estados Unidos a baleia Tilikum matou a sua treinadora e houve outros dois casos semelhantes de ataques de baleias nos E.U.A. sendo a Tilikum protagonista de dois. Há também ataques de tubarões principalmente com surfistas que desconsideram o perigo e resolvem “dropar” ondas nos habitat alheios, todos esses incidentes ocorrem por invasão de privacidade ou cativeiro, afinal quem quer ter a sua privacidade invadida ou manter-se aprisionado o resto da vida sem cometer um delito sequer?

Os homens são seres perversos em sua essência, olha que curioso, somos carnívoros, passamos toda a nossa vida matando os animais para nos alimentar e quando os animais têm o seu dia de fúria e faz o mesmo, ficamos indignados. Recentemente na Espanha foi decretada uma lei que proíbe as touradas, que, diga-se de passagem, é um espetáculo cruel e sangrento, o touro é golpeado com diversas lanças até a morte por um toureiro, e o mais chocante de tudo isso é que o público vibra com esse massacre. E ainda pior tiveram pessoas que foram contra o decreto, alegando que as touradas fazem parte do patrimônio cultural espanhol, uma desconsideração total a essa barbárie.

Adentrando agora o mundo aviário, você gosta de comer frango assado, grelhado, frito, de ensopado ou ao molho pardo? Eu adoro comer frango assado! Mas alguém já analisou profundamente como é o processo até o frango chegar ao nosso paladar? O processo começa lá na granja, com os donos enchendo os pintinhos de injeções com algumas substâncias para acelerar o seu crescimento, tudo isso para eles irem mais cedo para o abate, para nós humanos seria injeção anabolizante. Depois o abate propriamente dito, normalmente os frangos são decapitados de forma cruel e o pior de tudo é que os outros ficam olhando agonizados sabendo que o próximo será ele. E quando chega à nossa casa nós esquartejamos, arrancamos a sua pele, furamos as partes com a faca para pegar mais tempero e depois levamos ao fogo, ao forno, a brasa, cruel não? Imagine se isso também fosse feito constantemente conosco! Imagine se um dia as galinhas se revoltarem como no filme, só que saindo por aí matando homens carnívoros? Pior, se os outros animais gostam da idéia e resolvem aderi-la? Eu vou começar a pensar seriamente em comida vegetariana agora!

Por isso eu insisto em dizer que os animais não são irracionais, eles pensam inteligentemente, talvez seja isso que a Associação Protetora dos Animais querem nos alertar, e você que costuma fazer perversidade, xingá-los e abusarem sexualmente deles tome muito cuidado porque a próxima vítima pode ser você.